Tecnocopa no Cabeamento Estruturado Rio de Janeiro (2006) – onde tudo começou.

Depois de 414 projetos de Cabeamento Estruturado entregues, resolvi iniciar nosso Blog com uma visão bem descontraída sobre o Cabeamento Estruturado no Rio de Janeiro, através da Tecnocopa Tecnologia.

Nosso primeiro projeto foi em 2003 numa estatal com sede na cidade nova (RJ), onde tudo realmente começou.

Não tínhamos equipe suficiente para iniciar o projeto que contava com 1288 pontos lógicos e um projeto de elétrica de assustar, afinal seria nosso primeiro grande projeto de elétrica. O fabricante definido para o sistema de cabeamento seria a Furukawa, desde então 98% dos nossos projetos são Furukawa.

Contávamos com poucos recursos técnicos e financeiros, mas ainda assim sabíamos exatamente o que deveria e como deveria ser entregue. Montamos uma equipe em menos de 15 dias e conseguimos entregar o projeto dentro do cronograma do cliente.

Nossas primeiras dificuldades foram em identificar o potencial de cada colaborador recém contratado. As confusões sobre o papel de cada um era motivo de risadas, mas também de agonia. Havia também um pânico sobre a fiscalização do órgão, não só pelo aspecto da própria norma do cabeamento estruturado e elétrica, quanto também pela segurança do trabalho. Os EPI’s eram checados quase que diariamente.

Já no final, com quase tudo testado e aprovado, duas coisas se destacaram pela imensa dificuldade.

1 – Não tínhamos certificador para a Fibra. De última hora o órgão não aceitou o OTDR tradicional para os links de F.O, nos pediram a certificação completo, incluindo o confronto com às normas. Tivemos que comprar o módulo do recém lançado Fluke. Uma fortuna, mas resolveu!

2 – Havia uma dificuldade em encontrar um projetista em CAD que entendesse das alterações que deveriam constar no As-built. Sendo assim, demoramos um pouco mais para entregar o As-built. (20 dias depois com o aval da fiscalização)

Essa primeira experiência valeu como combustível para outros quatrocentos e tantos entregues desde então. A dedicação sempre foi a mesma, a responsabilidade técnica sempre esteve presente. Os recursos humanos foram os melhores que uma equipe poderia desejar.

Quer saber um pouco sobre a empresa? Visite nosso site!

Conheça nossa página comercial do Cabeamento Estruturado:

Veja também:

Nossos cases estão em: https://tecnocopa.com.br/cases/
Nossos parceiros estão em: https://tecnocopa.com.br/parceiros/



Share This
WhatsApp chat Chame no WhatsApp