Abaixo descrevo 10 dicas para o seu Notebook sempre funcionando bem.

Como sou iniciante na árdua tarefa de transferir conhecimento, farei tudo para entendam os benefícios de cada dica abaixo.

A primeira dica vem do cuidado diário em evitar acidentes. Algo que acompanhamos quase que diariamente aqui na nossa assistência técnica.

Dica 1: Ao fechar o notebook, observe sempre se você manteve objetos na base/teclado. É super comum, especialmente para quem costuma usar canetas durante o trabalho. Acredito que 80% das telas que aparecem quebradas aqui, é resultado do fechamento da tela com caneta e outros objetos na base.

Dica 2 Evite sempre trazer canecas de água, taças de vinho, xícaras de café e até mesmo aquele copão de refrigerante para sua mesa de trabalho. O primeiro maior índice de reparos aqui na empresa é resultado de líquido derramado sobre o teclado. Lembre-se disso.

Dica 3: Normalmente, pelo simples fato do notebooks ser portátil, é muito comum a utilização na cama ou sofá. Quem não gosta? — só tem um problema, 99% dos notebooks possuem frestas de ventilação. Elas são usadas como canal de refrigeração e troca de calor interno. Sendo assim, quanto maior for a utilização dele sobre superfícies de pano, tais como tapetes, lençóis e almofadas, maior a chance de obstrução deste canal. isso ocorre mais rapidamente quando o usuário possui animais de estimação que possuem pelo (Gatos e cães são campeões).

Quando ocorre tal obstrução, inicia-se um processo de aquecimento do processador e consequentemente a lentidão é o primeiro sintoma aparente.

A solução: Aqui na empresa oferecemos um serviço de Higienização Técnica, que consiste em limpar e higienizar todos esses elementos, incluindo USB´s, portas HDMI e leitora de DVD que também são afetados. Hoje esse serviço é campeão de recorrência de clientes. Alguns consideram isso uma etapa da higiene pessoal.

Dica 4: Evitar movimentos bruscos na tampa, especialmente ao fechar. Grande parte dos notebooks possuem dobradiças de aço com ótima resistência. Ocorre que o problema é justamente esse, tais dobradiças são fixadas em partes plásticas e normalmente finas, muito fácil de se romper. Portanto, pense nisso antes de realizar movimentos bruscos.

Dica 5: Cuidado com a força que você aplica para digitar textos. Abaixo do teclado, grande parte dos notebooks possuem sua controladora de entrada/saída fixada bem abaixo do teclado que, dependendo do impacto, apresenta defeitos quase sempre irreversíveis. Além disso, o teclado possui uma membrana devidamente tracejada e sensível, razão pela qual algumas teclas deixam de funcionar.

Dica 6: Bateria. A bateria é de fato um grande tabu, no passado as baterias de níque-cádmio apresentavam defeitos causados pela desinformação no processo de recarga. Com tempo esse tipo defeito apresentava falhas chamadas de “efeito memória”. Isso nada mais é que consequência de recarga prematuramente ou utilizar sempre no modo de energia elétrica. Hoje, com as novas tecnologias, esse defeito não existe mais! Nem mesmo está comprovado que deixar direto na energia elétrica ocasiona danos. Mas a dica é: Procure sempre que puder, re-treiná-la. Isso consiste em descarregar e recarregar, ativando sempre as células e calibrando-a com o gerenciador do equipamento.

Dica 7: Essa dica é muito valiosa e poucos sabem. Alguns usuários costumam utilizar “extensores USB” para utilização em recargas de celulares e ou outros dispositivos. Além de sobrecarregar a tensão recomendada pelo dispositivo, já existe relatos de incêndios provocados por essa prática. Utilize preferencialmente apenas as USB’s disponíveis no equipamento, evite ampliar essa capacidade.

Dica 8: Algumas pessoas costumam assistir filmes em notebooks. Até aí tudo bem. Mas quando você projeta a saída para uma TV por exemplo, procure manter a tela aberta ou parcialmente fechada. Nunca totalmente fechada. Temos diversos casos de telas manchadas em consequência de aquecimento durante a exibição da mídia.

Dica 9: Essa é bem simples. Nunca jogue seu equipamento sobre a mesa, especialmente se ainda estiver em funcionamento. 90% dos incidentes com perda de dados, ocorre por impactos desnecessários.

Dica 10: Limpeza. Dê preferência para tecidos em microfibra ou algodão. Não utilize álcool ou produtos abrasivos. Na tela dê preferência por produtos de limpeza para vidros e, por último, nunca limpe o equipamento ligado à tomada elétrica ou mantido pela bateria. Certifique-se de que ele esteja 100% inativo. Uma dica boa é utilizar um pano de microfibra dentro dele, toda vez que for desligar.

Espero que tenham gostado!

Dicas, críticas e sugestões serão sempre bem vindos.

Quer conhecer um pouco mais da Tecnocopa Tecnologia? Acesse nosso site www.tecnocopa.com.br



Share This
WhatsApp chat Chame no WhatsApp