O cabeamento estruturado é uma forma de instalar um sistema de telecomunicações em casas ou empresas. Ele é um cabeamento com  baixa corrente e tensão que tem o objetivo de integrar variadas aplicações, fazendo com que todos os tipos de conexões sejam interligados utilizando apenas uma tomada.

O cabeamento estruturado já é comum em centros comerciais e grandes escritórios, além de ser possível usá-lo em sua casa. Este tipo de cabeamento elimina a aparência de possuir uma grande quantidade de fios e cabos e acrescenta diversas aplicações em uma só conexão.

Como funciona o cabeamento estruturado?

A ideia de ter um cabeamento estruturado foca em uma organização e padronização de uma rede de cabos e meios de transmissão, com pontos de rede em todos os locais necessários. Os cabos ficam localizados em um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede. Também é possível deixar ativado, pontos que não necessariamente precisam ser ativados.

O principal objetivo deste trabalho, é instalar o cabeamento estruturado apenas uma vez, sem ter a necessidade de fazer alterações quando precisar incluir um novo ponto de rede.

O sistema de cabeamento estruturado pode ser muito simples para implementações domésticas e também sistemas complexos para grandes centros comerciais, universidades, empresas, entre outros. A maior diferença entre eles, está na escala que os sistemas devem ser desenhados.

Em sistemas de grande escala, a implementação de cabeamento estruturado é feita em diversas camadas. Já em implementações domésticas, é comum usar cabeamento horizontal. (aqui é interessante fazer um artigo falando só sobre a diferença entre eles e colocar o link)

Porque utilizar cabos quando a tecnologia wireless já é algo comum?

No atual momento em que vivemos onde telefones sem fio, computadores com wi-fi e toda a tecnologia wireless é muito comum algumas pessoas questionarem a necessidade e a vantagem de usar cabos.

Mas com um sistema de cabeamento estruturado bem instalado e configurado, você conta com um sistema de alta viabilidade e um ótimo custo benefício, além de evitar a perda de qualidade ou interferências em dispositivos que usam a rede, como computadores, televisão, impressoras, entre outros.

Vantagens do sistema de cabeamento estruturado

>> Documentação técnica que permite que uma nova implantação ou alteração seja realizada por um profissional, que não tenha atuado na implantação inicial;

>> Facilidade na manutenção de uma área de trabalho;

>> Facilidade na substituição de um ativo de rede caso seja necessário, devido a ordenação dos cabos;

>> Permitir flexibilidade na mudança de layout através de interface de conexão padronizada;

>> Suporte a diversos padrões de comunicação através de meio físico padronizado;

>> Aderência às normas nacionais e internacionais;

>> Localização fácil de um cabo no sistema devido a identificação em todo o canal;

>> Possuir arquitetura aberta (conectividade entre produtos de diversos fabricantes).

5 razões para ter um sistema de cabeamento estruturado em sua empresa

>> É mais resistente do que os cabeamentos comuns: O cabeamento estruturado possui um ciclo de vida maior do que outros tipos de cabeamento, rendendo um ótimo custo benefício, por não precisar trocar a rede cabo com frequência.

>> Fácil localização de cabos para reparos: Se houver algum problema com o sistema de cabeamento estruturado, é muito fácil encontrar o cabo devido a identificação em todo o canal, facilitando a solução do problema.

cabeamento-estruturado-empresa-rio-de-janeiro

Fonte da imagem: Desmonta & Cia

>> Maior produtividade da empresa: Quando a empresa utiliza o sistema de cabeamento estruturado, não há interrupções de sinal, então qualquer ação feita na empresa através do cabeamento (como mandar e-mail ou fazer cópias) será ágil, assim aumentará a produtividade da empresa e os lucros.

>> Permite transmissão de diversos dados: O cabeamento estruturado permite transmissão de diversas fontes como multimídia (som ambiente ou vídeo), voz (telefonia), através do mesmo cabo, sendo mais econômico e prático para montar a estrutura da sua empresa.

>> Segurança na transmissão de dados: A transmissão de dados com o sistema de cabeamento estruturado fica muito mais segura, dificultando falsificação de documentos e acesso a arquivos confidenciais. Atualmente é fundamental ter segurança em seus documentos.

Utilizar o cabeamento estruturado é uma ótima solução estratégica a longo prazo e uma medida econômica as para empresas, minimizando os custos e garantindo uma ótima comunicação e otimizando a monitoração do sistema.

A Tecnocopa Tecnologia é o fornecedor que você precisa para seus projetos de cabeamento estruturado no Rio de Janeiro e em todo o Brasil, entre em contato conosco.

 



Share This
WhatsApp chat Chame no WhatsApp