No dia 12 de julho de 2017 a Microsoft disponibilizou um aplicativo para smartphone que usa visão computacional para descrever o mundo para deficientes visuais.

Segundo o site oficial da Microsoft, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) calcula a existência de mais de 1 bilhão de pessoas com deficiência, representando cerca de 15% da população. Só na América Latina, possui 85 milhões, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 80% das pessoas com deficiência em todo o mundo possuem idade para trabalhar, de acordo com a OIT. Apesar disso, até 2011, apenas 30% delas tinha acesso a empregos em nossa região.

De acordo com esses dados é que a Microsoft desenvolveu uma ferramenta para auxiliar os deficientes visuais de todo o mundo. O nome do aplicativo é Seeing AI e possui um funcionamento muito simples, basta o usuário baixar o aplicativo em seu celular e apontar a câmera do seu dispositivo para uma pessoa ou objeto e o aplicativo irá identificar o que é e informar o usuário. Essa tecnologia é feita por inteligência artificial que é executada localmente em seu celular.

Veja o Seeing Al em funcionamento:

O app Seeing AI da Microsoft reconhece as pessoas e também pode tentar adivinhar a idade delas, além de poder identificar produtos próximos. Outro ótimo benefício é que o aplicativo da Microsoft também é capaz de ler e digitalizar documentos e pode distinguir cada uma das moedas e notas de dólar.

Para o funcionamento do aplicativo, ele usa redes neurais para conseguir identificar o mundo ao redor do deficiente físico. As funções mais básicas do serviço podem ser acessadas ​​com agilidade e em lugares e situações que não possuem internet estável. Mas  algumas ferramentas ainda precisam de uma conexão com a nuvem para funcionar.

O novo aplicativo da Microsoft Seeing AI está disponível para download gratuito em dispositivos com sistema iOS da Apple e garante ajudar muitos deficientes visuais com essa maravilhosa tecnologia.

Fonte: Microsoft | B9



Share This
WhatsApp chat Chame no WhatsApp