Ultimamente o assunto violência tem sido frequente nos noticiários, mostrando que são frequentes os assaltos a mão armada, crimes contra a mulher, ao patrimônio público e privado e em muitas cidades o homicídio é frequente; incluindo os de agentes da segurança pública.

Devido a este fato, o poder público e a sociedade civil organizada procuram encontrar soluções inovadoras para a segurança pública, que sejam eficientes para combater ou evitar a criminalidade. Para amenizar o problema de segurança pública, é essencial usar a tecnologia como uma ferramenta.

Uma das tecnologias mais usadas frequentemente são as de informação e comunicação. Essas ferramentas auxiliam o público a ter uma abordagem direta e dinâmica com as instituições públicas, dando voz aos cidadãos e ajudando o Governo a aprimorar a segurança pública.

Uma ferramenta tecnologica que vem apresentando bons resultados, é o uso de redes sociais como forma alertar seus participantes sobre eventos ocorridos naquela localidade. Embora ainda restrito em pequenas cidades, grupos organizados procuram manter a informação em tempo real e com isso auxiliando cada vez mais autoridades locais que acompanham o grupo com viés de monitoramento. Os resultados são práticos e eficientes.

Inovações tecnológicas a favor da segurança pública

segurança pública

O uso de dispositivos móveis, tal como câmera de vídeo feita pelos cidadãos, são fundamentais para aumentar ainda mais a relação relação da população com os órgãos públicos, devido ao acesso a internet e contribui para o empoderamento da sociedade.

Um dos modelos de inovações para a segurança pública, são os aplicativos de smartphones que são desenvolvidos com o objetivo de melhorar a comunicação entre os cidadão e os órgãos governamentais para gerar um melhor atendimento à população.

Já a algum tempo a polícia europeia e norte-americana, repensou as suas atribuições como a formação e o planejamento de suas estratégias de acordo com o relacionamento com as comunidades.

Essa mudança aconteceu não apenas pelo fracasso dos modelos que eram adotados anteriormente e considerados reativos, mas também pelas descobertas científicas e muitas evidências sobre o assunto, como o sistema chamado de polícia comunitária, com a finalidade de mapear o crime e a violência.

Isso é possível aliando os recursos tecnológicos que permitem uma boa evolução para a segurança pública com novas técnicas de controle, investigação e perícia contra o crime, como por exemplo o uso de câmeras em espaços públicos, softwares de reconhecimento visual e voz, satélites para rastreamento e utilizando o DNA como produção de provas, entre outros.

No Brasil alguns dos recursos e técnicas falados acima, estão sendo empregados pela polícia, ainda que de forma parcial e/ou como projeto-piloto. O nosso país está reconhecendo que inovações tecnológicas na segurança pública são importantes e a implementação desta inovação está acontecendo pela comprovação dos seus benefícios, e também pelo entendimento de que a mudança na segurança pública é necessária.

Inovações tecnológicas ajudam a promover a segurança pública?

segurança pública

Atualmente existe uma série de inovações práticas para a segurança pública na prevenção e redução de violência na América Latina, que são implementadas pelo governo e cidadãos, com o objetivo de diminuir ou acabar com a violência ligada ao crime organizado e a gangues envolvidas com narcóticos.

Essa inovações são feitas através de estudos na América Latina e em outras regiões da África (África do Sul e Quênia), da Ásia (Singapura e Tailândia) e do Oriente Médio, que comprovam que as novas tecnologias de informação e comunicação, através dos dispositivos móveis, as câmaras de vídeo e o fácil acesso à internet, são utilizados para dar voz a cidadãos e aprimorar a segurança pública.

O uso da tecnologia como aliada da segurança da população no Brasil ainda precisa crescer, mas existe um grande avanço no desenvolvimento do combate à violência e na parceria entre sociedade e os órgãos públicos para atender a necessidade da população, e lutar por uma sociedade organizada e segura.

Podemos concluir que as inovações tecnológicas auxiliam a promover a segurança pública, pois há um grande desenvolvimento da parceria entre a sociedade e órgãos públicos em diversos países devido aos estudos que comprovam este fato.

Fonte: Terra



Share This
WhatsApp chat Chame no WhatsApp