Elaborar uma estrutura de TI eficiente com profissionais capacitados e especializados possui um grande valor estratégico para as empresas. Mas muitas empresas de variados segmentos não possuem profissionais capacitados para este tipo de trabalho, com isso recorrem ao Outsourcing de TI.

O Outsourcing de TI está em evidência nos últimos tempos, mas quais são as vantagens desse serviço em sua empresa? Confira!

O que é Outsourcing de TI?

 outsourcing de TI

Outsourcing significa fonte externa, que se refere ao uso estratégico de serviços e profissionais de empresas terceirizadas. Nesse caso, o gestor de uma empresa contrata profissionais terceirizados para cuidar de tarefas que não estão relacionadas a competência de sua empresa.

Esse tipo de serviço é usado em diversos segmentos, mas no caso do Outsourcing de TI, é terceirizado toda a infraestrutura de TI, como gestão, controle e manutenção dos sistemas de informação, além dos funcionários especializados.

O Outsourcing de TI é comum em empresas de grande e médio porte por lidarem com um enorme tráfego de informações e precisam ter seus sistemas sempre disponíveis.

Tipos de Outsourcing de TI

outsourcing de TI

Existem 3 tipos de outsourcing de TI, conheça e entenda cada um deles:

Offshore: O offshore outsourcing reduz os custos no setor de TI da empresa, alocando os processos e a infraestrutura em países em desenvolvimento.

A Índia é o país mais cotado para a instalação de empresas de offshore outsourcing, isso porque o país é destaque em produção industrial de tecnologia e boa parte da sua população é fluente em inglês. Segundo o  2016 Global Services Location Index, o Brasil está em 4º lugar na lista de melhores países para alocar serviços de outsourcing.

Onshore: No onshore outsourcing a terceirização é feita por empresas localizadas no mesmo país do contratante, sem ter problemas com o choque cultural e linguístico.

Nearshore: No nearshore outsourcing a terceirização de serviços acontece com empresas situadas em países próximos, com o mesmo idioma e fuso horário e com culturas semelhantes. Assim é possível se beneficiar do cenário econômico favorável de nações vizinhas.

Vantagens do Outsourcing de TI para empresas

Para muitas empresas o outsourcing de TI é mais benéfico do que montar este setor por conta própria dentro da empresa. Entende os principais benefícios:

Gestão correta do sistema: Os recursos tecnológicos possuem muita importância para o funcionamento da empresa, então é de extrema importância que todo o sistema funcione sem falhas e interrupções, e tenham um bom desempenho e segurança. E só uma empresa de outsourcing especializada pode garantir todos estes serviços.

Agilizar a correção de falhas: Caso aconteçam falhas no sistema poderá ocorrer indisponibilidade aos serviços prestados pela empresa, por isso é essencial que tenham pessoas capacitadas apostos, para agilizar o processo de correção de falhas e não prejudicar o rendimento da empresa. E é exatamente esse serviço que uma empresa de outsourcing oferece.

Manter sistemas e equipamentos atualizados: Uma empresa que possui equipamentos de TI antigos e sistema desatualizado, não terá produtividade de suas atividades, segurança e qualidade no atendimento necessária para atuar no mercado.

Por isso, deixar a gestão de TI com uma empresa de outsourcing especializada pode ser a melhor opção. Eles terão os melhores equipamentos para desenvolver o trabalho, garantindo que o sistema se mantenha atualizado, oferecendo segurança a empresa e qualidade no atendimento aos clientes.

Quando optar por um serviço de Outsourcing de TI?

Existem uma série de fatores para uma empresa optar pelo serviço de outsourcing de TI. Acompanhe os principais e saiba se está na hora de contratar este serviço para a sua empresa.

Reduzir custos

No cenário atual de crise em nosso país, muitas empresas precisam cortar alguns custos. Assim muitos gestores avaliam a melhor forma de cortar custos sem impactar negativamente na produtividade e qualidade da empresa.

O investimento em outsourcing de TI proporciona a empresa um orçamento mais preciso da área, sem precisar mexer em suas políticas de gestão de TI e investir em novos equipamentos. Assim a empresa vai diminuir os seus gastos com compra e manutenção de produtos e recursos que não estão em uso.

Dificuldade para gerenciar processos internos

Para obter bons resultados a médio e longo prazo, é importante que a empresa tenha profissionais em postos estratégicos reduzindo o tempo investido do gestor da empresa no gerenciamento de tarefas de pessoas e equipamentos.

A tecnologia é um ponto muito importante para o ambiente corporativo e o tempo gasto com o gerenciamento do setor de TI pode ser elevado, então para simplificar a tarefa do gestor da corporação a melhor solução estratégica é contratar uma empresa especializada em outsourcing de TI. Assim a empresa terá uma equipe especializada e capacitada, realizando o melhor trabalho, eliminando o risco de falhas que possam comprometer a rotina da empresa.

Assim fica claro que uma empresa de outsourcing de TI possui o melhor custo benefício para as empresas! Se você procura se livrar das incansáveis horas dedicadas ao alinhamento de problemas de TI dentro da sua empresa, conheça a Tecnocopa que é uma das melhores empresas especializada em Outsourcing de TI.



Share This
WhatsApp chat Chame no WhatsApp