No momento atual de crise no Brasil, todas as profissões são afetadas, mas podemos dizer que a área de TI está praticamente a salvo ou pelo menos que é uma das áreas menos afetadas, porque a tecnologia está presente em todos os tipos de negócios e a contratação de profissionais de TI capacitados é necessária para a eficiência e produtividade das empresas.

Os profissionais de TI podem ajudar a empresa a enfrentar a crise com inovações tecnológicas e contribuindo de diversas maneiras. A perspectiva de emprego para a área de TI é positiva para os próximos anos e se você está pensando em investir na sua carreira, conheça as habilidades e os profissionais mais procurados na área de TI.

Desenvolvedor mobile

profissionais de TI

Fonte: O defensor

A função do desenvolvedor mobile é criar novos aplicativos e programas principalmente para Android e iOs. Os desenvolvedores/programadores, muitas vezes fazem graduações ou cursos técnicos como ciência da computação e análise de sistemas para trabalhar nesta área de TI.

Com o grande crescimento nas vendas de smartphones, tablets e notebooks, há uma grande procura de desenvolvedores mobile no mercado para criar atualizações e inovações de aplicativos, assim um bom profissional conseguirá emprego rapidamente.

Especialista em UI e UX

profissionais de TI

Fonte: Flag

O designer de interface de usuário (UI) é o profissional de TI que possui a função de projetar o desenho da interface em que o usuário vai interagir com a empresa, como por exemplo, projetar o design de um site ou aplicativo, pressupondo as funcionalidades disponibilizadas para o cliente.

O designer de experiência do usuário (UX) é o profissional de TI que além de projetar o design, é tem a função de planejar a interação da empresa com o usuário final, pensando de forma geral e global, como por exemplo, estudar quais são os produtos ou serviços que a empresa oferecerá para o cliente ter a melhor experiência possível com a empresa.

Cientistas de dados (Big Data)

A principal missão de um cientista de dados é pesquisar, coletar e analisar informações e dados que estão na internet, para desenvolver ideias que favoreçam a empresa. O cientista de dados é a pessoa responsável por comprovar em números o comportamento dos consumidores no mercado dos próximos meses ou anos.

Essa função é muito valiosa para uma empresa, pois esses são conhecimentos indispensáveis para tomar decisões muito importantes, que precisam ser assertivas e lucrativas para a marca.

Este profissional de TI precisa ter um amplo conhecimento como estatística, ter domínio de softwares de análise de dados, ser muito criativo e ter um bom conhecimento sobre o ramo em que a empresa atua. Um bom diferencial para cientistas de dados é dominar as linguagens de programação como Python ou R. Este profissional pode atuar em várias áreas de TI, entre elas estão finanças, saúde e marketing.

Gestor de projetos

Fonte:     Prime Cursos

O gestor de projetos é a pessoa responsável por tirar todos os projetos do papel (como um produto ou serviço) e colocá-los em prática. Esse profissional da área de TI é requisitado por empresas de todos os setores para gerenciar a equipe, traçar objetivos e metas, montar o cronograma de execução e cobrar os resultados.

O gestor de projetos possui uma grande responsabilidade, pois o desempenho da sua função é que fará a diferença para os planos da empresa. Para desempenhar este serviço, muitos profissionais fazem graduação de engenharia, administração, entre outros. Além disso, existem outras certificações no mercado de trabalho que garantem o diferencial para se destacar no mercado de trabalho.

Essas profissões são as principais áreas que se destacam na TI atualmente, mas existem diversas outras que carreiras para seguir. Todas elas são promissoras e exigem bastante esforço e trabalho, mas valem a pena se o seu objetivo é ter uma ótima profissão e se destacar no mercado de trabalho.

Veja também:

Fonte: Exame | Alura



Share This
WhatsApp chat Chame no WhatsApp