Marketing  Digital e Tecnologia da Informação

É totalmente nítido para toda sociedade o quanto a internet e as plataformas digitais regem nossas vidas atualmente.

Para o mundo empresarial essa grande sacada é uma ferramenta extremamente poderosa, pois se você quer que o seu negócio apareça, ele necessita estar na internet.

E mais do que isso, se você quer se destacar dos concorrentes e manter um relacionamento com o seu cliente, precisa ter uma comunicação clara e efetiva, com conteúdo de qualidade.

Hoje em dia é ultrapassado pensar em marketing e TI como departamentos distintos. A tecnologia invadiu e mudou totalmente o mundo do marketing e todas as suas estratégias e forma de comunicação, caminhando lado a lado e sendo uma aliança poderosa para resultados crescentes dentro de uma empresa, principalmente quando falamos em branding digital, análises de dados, ferramentas para aumentar vendas, relacionamento com o cliente e etc.

A importância do vínculo entre Marketing e TI

Graças ao universo 100% digital que vivemos hoje, clientes mais exigentes e um mercado com concorrência acirrada, já é natural ter esses dois setores trabalhando de forma conjunta.

Levando em consideração o consumidor moderno, a TI assumiu um papel importante na estratégia de negócio das empresas, inclusive no marketing, que avançou para a era digital, com o intuito de manter uma relação mais próxima e duradoura com seus clientes. A tecnologia é hoje, mais do que nunca, fundamental para melhorar a relação entre a marca e consumidor.

E para conhecer esse consumidor, entender seus desejos e necessidades, definir a melhor estratégia de marketing para alcançá-lo, acompanhar as campanhas e mensurar os resultados, é necessário uma profunda análise.

Aí começa o processo que seria impossível, ou no mínimo muito mais difícil sem as ferramentas tecnológicas e digitais especializadas na experiência do consumidor, a fim de atrair, conquistar e fidelizar clientes.

Computação em Nuvem

Uma ferramenta indispensável capaz de hospedar, gerenciar e processar dados de computadores e servidores interligados por meio da internet. Quer dizer que com essa tecnologia, você pode acessar diversos tipos de documentos online para fazer o que precisa, já que os dados se encontram em uma rede (na nuvem), para isso basta ter uma conexão com a internet. E foi a partir dessa tecnologia que departamentos de marketing investiram mais em estratégias de TI.

Google Analytics

Se você tem um site, um blog ou uma loja virtual, esse é um aliado poderosíssimo! Um serviço gratuito capaz de analisar o comportamento dos usuários dentro do seu site. Basicamente, o Analytics monitora o tráfego do site, com o objetivo de entender o comportamento dos visitantes. Oferecendo dados das campanhas digitais já desenvolvidas, indicando o que precisa ser melhorado, de acordo com seus objetivos e direcionando seus investimentos de uma maneira mais certeira.

 

Inteligência Artificial

Algo que antigamente só era visto e esperado em filmes futuristas e de ficção cientifica, hoje com o avanço da tecnologia e a preocupação na comunicação com o consumidor, já começamos a notar a notar traços da IA em nosso dia a dia. Para um entendimento simples, a Inteligência Artificial é a forma como as máquinas imitam o comportamento humano. Usado nas interações com o consumidor em redes sociais, por exemplo. Esse tipo de ferramenta traz diversos benefícios com o uso integrado de tecnologia e marketing. Como automação de tarefas, satisfação do cliente e otimização de resultados.

 

Internet das Coisas

Trata-se, basicamente, de objetos conectados entre si pela rede, que trocam informações e são capazes de coletar e transmitir dados. Isso permite reunir mais informações relevantes sobre os clientes, e auxiliar grandiosamente na construção de estratégias de marketing que engajam de forma mais completa.

Além dessas, existem inúmeras ferramentas digitais que podem ajudar a captar, organizar e analisar dados, contribuindo para o crescimento da marca.

Visto que a combinação das ferramentas de TI com as estratégias de marketing são incrivelmente infalíveis, torna-se essencial possuir ambos os conhecimentos e dispor desses artifícios para alavancar o seu negócio.

Aplicando a tecnologia nas estratégias de Marketing Digital

Agora que já conseguimos entender um pouco como a TI e o Marketing Digital podem somar forças trabalhando juntos, apenas vale lembrar que os dois setores não são a mesma coisa, são um complemento um do outro. E para se destacar no mercado e construir uma marca forte é necessário mantê-los integrados.

Agora vamos conhecer o profissional responsável em unir a visão tecnológica às estratégias de marketing: O Chief Marketing Technologist (CMT), ou Executivo de Tecnologia de Marketing.

O diferencial desse profissional é traçar através do seu conhecimento em TI a melhor estratégia para a equipe de marketing, alinhando com os objetivos do negócio. Atuando não somente como estrategista, mas também como líder de tecnologia.

De acordo com esse conhecimento e diante da realidade de cada empresa, o que pode ser feito para solucionar problemas e alcançar os resultados esperados, é unir e alinhar os departamentos, com objetivos comuns e foco na experiência do consumidor.

É importante compreender que existe uma infinidade de ferramentas tecnológicas e digitais, e é impossível conhecer e aplicar todas as tendências existentes em seu negócio.

O melhor a fazer é não colocar os pés pelas mãos e estudar o seu público-alvo, e a partir daí alinhar com o que é realmente relevante para o cliente.

Para isso, toda a organização precisa estar preparada para essa integração. Desde o comercial, atendimento, equipe técnica, setor de criação e assim por diante.

Juntos, todos os setores da empresa precisam trabalhar de forma integrada, ambos com foco em ter elo forte e duradouro com seu consumidor.

Resultados da aliança entre TI e Marketing Digital

Como estamos vendo, existem diversas formas de atrelar TI e Marketing para o sucesso da sua empresa. Destacando alguns desses benefícios, podemos compreender que independente do seu objetivo empresarial, essa união é a chave para um bom negócio.

Ganho de produtividade, redução de custos, automação de processos, melhorias na facilidade de comunicação, melhorias na experiência online de seus clientes, mensurar resultados de campanhas… Esses são apenas alguns dos benefícios que a tecnologia é capaz de trazer para os negócios

Essas ferramentas junto com as estratégias corretas possuem o poder para construir um bom relacionamento da marca com o consumidor e engajar novos clientes. Tendo a capacidade de avaliar e alterar, se necessário, suas campanhas em tempo real, baseando-se em dados a partir do perfil de seus consumidores.

Garantindo maior agilidade e reduzindo custos operacionais. Levando informações ainda mais relevantes para o seu público, tornando esse atendimento mais estreito, humano e proveitoso, acarretando no aumento de vendas e fidelizando seus clientes através de uma experiência de compra inesquecível.

 

Fonte:

EXAME

Aporama Marketing Digital

Marketing de Conteúdo

Mundo do Marketing

 



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