O Black Friday 2018 acontece no dia 23 de novembro.  Desde que o maior evento criado nos EUA chegou ao Brasil apresentou diversos problemas, chegando a ser chamado de Black Fraude.  Mesmo após várias edições em terras brasileiras, a maioria da população não confia na Black Friday. Entretanto, mesmo com a falta de confiança, as vendas nessa época do ano batem recordes a cada ano. Afinal, em quais sites confiar e quais medidas tomar para não cair em armadilhas?

 

Onde comprar na Black Friday?

 

Depois de tanta reclamação e falta de credibilidade no evento, a Proxy Media desenvolveu  uma ação chamada Black Friday de Verdade em que lojas assinam um termo de compromisso para oferecer apenas descontos reais.  Junto a essa ação ela promoveu o Prêmio Black Friday de Verdade cuja finalidade é premiar as melhores lojas para se comprar nessa data através de votação dos próprios consumidores. A premiação é dividida por categorias, e as lojas que receberam o prêmio em 2017 de melhores sites para se comprar na Black Friday foram:

 

A Black Friday De verdade também criou uma extensão para o Chrome que monitora os preços dos produtos, enviando alertas quando diminuem de valor e guardando histórico de preços para evitar ofertas enganosas.

 

Como não cair em armadilhas?

 

O termo “Black Fraude” ficou conhecido nas primeiras edições devido a prática das lojas de subirem os preços dos produtos semanas ou dia antes, e no dia da Black Friday aplicarem um desconto em cima desse valor.  Também são relatados problemas como a falta do produto em estoque, além de problemas no site de compra e diversos outros. Para evitarmos fraudes e prejuízo financeiro devemos:

  • Monitorar o preço do produto com antecedência;
  • Pesquisar sobre a reputação da loja e verificar se a mesma possui endereço, número de contato, razão social e CNPJ;
  • Salvar todos comprovantes de compra, como: confirmação de pagamento e número do pedido;
  • Verificar frete e prazo de entrega;

 

Pensando em evitar problemas para consumidores, o Procon- Sp divulgou uma lista com sites que devem ser evitados.

 

Vale a pena comprar na Black Friday?

 

O evento vem recuperando sua credibilidade, pois está tomando os devidos cuidados para não enganar e gerar prejuízos aos consumidores. Os descontos reais podem ser verdadeiros atrativos com a proximidade do natal.

 

A Tecnocopa também está com Black Friday. Não perca essa oportunidade! Acesse nossas redes sociais e confira.

 



Share This
WhatsApp chat Chame no WhatsApp