Outsourcing em TI é uma das soluções encontradas no mercado para empresas que desejam focar no core business.

O mercado atual está cada dia mais moderno e competitivo, o que exige que as empresas adotem soluções tecnológicas melhores, capazes de otimizar os negócios.

Sabemos que a área de TI é indispensável para as organizações. Mas você sabe como otimizar seu desempenho, aumentar a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos, agilizar processos e, ao mesmo tempo, reduzir despesas? Continue a ler e saiba mais sobre o Outsourcing de TI.

 

O que é Outsourcing?

 

Um erro muito comum é confundir Outsourcing com terceirização. A confusão entre os dois termos vem principalmente por estarem ligados ao fato de buscar repassar responsabilidades a empresas terceiras por meio da prestação de serviços.

Outsourcing trata-se de uma solução corporativa na qual a empresa contrata um fornecedor para assumir áreas estratégicas da empresa, por exemplo, TI.

Ao invés de construir um núcleo de TI, que não é o produto fim, a fornecedora contratada com profissionais capacitados, passa a comandar a área.

Desta forma, a sua empresa fica livre para focar totalmente na atividade-fim do próprio negócio (Core business).

Já a terceirização trata de serviços ligados ao trabalho mais braçal, como portaria e segurança, que quase sempre não requerem conhecimentos técnicos específicos.

 

Quais os benefícios de Outsourcing?

 

 

  • Foco no core business

Com uma equipe externa especializada se responsabilizando por todo o ambiente de tecnologia da informação, seus colaboradores poderão focar diretamente no negócio da empresa, maximizando resultados.

Um escritório de advocacia, por exemplo, não tem a TI como core business, mas sim os serviços jurídicos. Sendo assim, como o escritório depende dos recursos de TI para obter alta produtividade, ele pode contratar uma equipe especializada para cuidar do setor, enquanto direciona o foco aos seus processos de negócio.

Isso otimiza os trabalhos e traz mais resultados para a corporação, visto que elas dedicam melhor o tempo para as atividades mais relevantes.

 

  • Redução de custos:

Ao contratar um outsourcing de TI existe a possibilidade de transferir toda a responsabilidade da tecnologia para as mãos da empresa parceira, reduzindo custos com mão de obra especializada, treinamentos, plano de saúde, salários e recursos de infraestrutura.

 

  • Know-how

As empresas especializadas em outsourcing contam com profissionais altamente qualificados, com um know-how construído pela participação em diversos projetos de TI

Sendo assim a parceira será capaz de assegurar que até mesmo as falhas mais complexas serão solucionadas, portanto, estará usufruindo da qualidade sem prender-se a contratos individuais.

 

  • Tecnologia de ponta

Manter atualizada uma infraestrutura de TI e ter acesso aos melhores recursos do mercado para rodar os seus serviços pode ser complexo quando não se tem os devidos conhecimentos técnicos.

Ao contratar um outsourcing de TI você poderá contar com os mais novos recursos de hardware e software disponíveis no mercado. A empresa não precisará se preocupar com o licenciamento de software, upgrades de hardware ou implementações de novos sistemas, mas terá tudo isso à disposição, tornando os processos mais eficientes, ágeis e seguros.

O que pode se mostrar uma vantagem competitiva para a sua empresa.

 

 

Tipos de Outsourcing

 

  • Offshore

Nesta categoria, o Offshore Outsourcing aloca os processos e a infraestrutura em países em desenvolvimento, como China, Malásia, Índia e Brasil, onde os custos são menores.

Um dos obstáculos para as empresas nesse tipo de Outsourcing são as dificuldades que o choque cultural e diferenças da língua podem criar.

Uma pesquisa feita pelo Global Services Location Index onde pesquisou e analisou os melhores países para alocar serviços de Outsourcing, a Índia ficou em 1º lugar devido a mão-de-obra qualificada em inglês

 

  • Onshore

A empresa especialista em tecnologia da informação contratada fica situada no mesmo país da contratante.

Esse é o modelo de outsourcing mais utilizado no Brasil devido as barreiras culturais e de línguas não existirem, além da empresa contratada ter horários de funcionamento semelhante, facilitando o contato entre as duas.

 

  • Nearshore

Nesse modelo, serviços serão prestados por empresas localizadas em outro país, porém próximos, com fusos horários parecidos e mesma língua.

É uma forma de diminuir o impacto que as diferenças impõem e, ao mesmo tempo, aproveitar os benefícios econômicos de outros países.

 

Outsourcing pode ser uma excelente opção para empresas que desejam focar e se dedicar integralmente ao core business, maximizando processos e reduzindo custos.

 

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