Um bom Planejamento é vital para o sucesso de qualquer projeto.

Imagina efetuar um projeto, sem antes ter elaborado um planejamento de custos, prazos, colaboradores necessários, documentações exigidas, processos internos e externos?

Planejar é uma necessidade. Quanto melhor for o planejamento, mais efetivo será o trabalho.

Mas como fazer um Planejamento? Continue a ler e saiba mais.

 

 

O que é planejamento?

 

 

Planejamento é preparar, organizar e estruturar um plano para alcançar um determinado objetivo.

É premeditar uma atividade, decidindo o que, quem, como e quando fazer.

Com isso, podemos avaliar caminhos, reduzindo erros nas tomadas de decisões e execução de tarefas.

 

 

 

O que é o PMBOK?

 

 

O Project Management Body of Knowledge é um conjunto de melhores práticas para Gestão de Projetos, que é mantida pelo PMI(Project Management Institute).

Sua função é padronizar e difundir as práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos.

O PMBOK afirma que todo projeto deve ter um prazo determinado, tendo seu início e fim bem delimitados. Também diz que o objetivo de todo projeto é atingir um resultado único e específico.  Uma das etapas descritas pelo PMBOK é o Planejamento.

 

Como fazer o planejamento de um projeto?

 

O planejamento do projeto é responsável pela quantificação do tempo e orçamento que um projeto custará.

A finalidade do Planejamento do projeto é criar um Plano do Projeto que possa ser utilizado para guiar tanto a Execução quanto o Controle do Projeto.

 

 

Planejamento de projetos

Segundo PMBOK, as etapas do planejamento são:

  • Escopo: Planejar o gerenciamento do escopo, coletar os requisitos, definir e criar a EAP;

 

  • Tempo: Elaborar cronograma, definir atividades, sequenciar atividades;

 

  • Custos: Planejar, estimar e orçamentar custos;

 

  • Qualidade: Processo onde são definidos e identificados os requisitos e padrões da qualidade do projeto;

 

  • Recursos humanos: Responsável por identificar necessidades de treinamento, por planejar estrategicamente quais serão os arranjos das equipes;

 

  • Comunicações: Desenvolver o plano de comunicação do projeto, com a maneira mais eficaz de estabelecer comunicação na empresa, a maneira de se comunicar internamente e definir os meios de comunicação com as partes interessada;

 

  • Aquisições: Planejar os documentos de compra, com a especificação de requisitos dos recursos necessários e realizar um levantamento de potenciais fornecedores de acordo com avaliações e parâmetros estipulados.

 

  • Partes interessadas: Definir um plano de gerenciamento afim de envolver as partes interessadas, identificando as partes e seu nível de engajamento. Isso faz com que seja possível estabelecer estratégias individuais para cada parte,

 

  • Mapear riscos: Planejar, identificar e analisar riscos;

 

 

 

Ferramentas para auxiliar o planejamento

 

 

Além das etapas de Planejamento citadas a cima, um bom software de projetos garante que os passos anteriores sejam úteis e aplicados no dia a dia da sua equipe.

Ele também facilita a obediência aos padrões estabelecidos e a análise sobre todos os aspectos do projeto, já que, no momento de sua implantação, o administrador da ferramenta pode definir campos obrigatórios, indicadores a serem avaliados e procedimentos a serem observados diariamente pela equipe.

O software pode também definir os pontos comuns do planejamento em projetos.

 

Seguem algumas ferramentas úteis para Planejamento:

 

 

 

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