O Canvas (Business Model Canvas) foi criado por Alexander Osterwalder para estruturar e visualizar o modelo de negócios em forma de quadros.

Osterwalder percebeu que possibilitando o empreendedor ver de maneira simples e gráfica o negócio, facilita a tomada de decisões.

Uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa é sua capacidade de apresentar novas ideias para manter serviços e produtos atualizados.

Para isso, é necessário um bom planejamento e gerenciamento do negócio.

O Canvas pode ser utilizado de maneira bem mais rápida e interativa do que um plano de negócio.

Conheça o Business Model Canvas.

 

O que é o Canvas?

 

É um mapa pré-formatado dos principais itens que constituem uma empresa.

Deve ser revisado periodicamente para saber se cada item está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum ponto, visando um melhor resultado.

Manter esta estrutura em mente ajuda empreendedores a se concentrarem nos elementos estratégicos que mais importam e têm maior impacto no crescimento.

O Modelo Canvas é dividido em 9 principais blocos.

 

 

Os 9 blocos do Modelo Canvas

 

Business model Canvas

 

  • Segmentos de Clientes:

Os clientes são ponto chave na sua estratégia, portanto, deve definir as pessoas ou organizações que quer atingir.

A missão é definir os consumidores mais importantes para o seu negócio.

 

– Para quem estamos criando valores?

– Quem são os nossos clientes mais importantes?

 

  • Oferta de valor

O objetivo da proposta de valor é criar valor para um segmento de cliente. Ela é o motivo pelo qual escolhem o seu produto e não o da concorrência.

Se você possui diversos segmentos de clientes, cada um deles deverá ter uma proposta de valor adequada às suas necessidades.

 

– Que valores entregamos aos clientes?

– Dentre os problemas dos nossos clientes, qual deles estamos ajudando a resolver?

– Quais necessidades dos clientes estamos atendendo?

– Quais pacotes de produtos e serviços estamos oferecendo a cada segmento de clientes?

 

  • Canais de vendas

O Objetivo é pensar em como a sua empresa irá se comunicar e, principalmente, alcançar os seus segmentos de clientes, para assim, poder entregar a proposta de valor.

 

– Através de quais canais os nossos segmentos de clientes querem ser contatados?

– Como estamos contatando agora?

– Como os nossos canais são integrados?

– Quais são os que funcionam melhor?

– Quais são os mais eficientes do ponto de vista de custos?

 

  • Relacionamento com o cliente

Deve ficar claro o tipo de relação que a empresa quer ter com cada segmento de clientes.

 

– Que tipo de relação cada um dos nossos segmentos de clientes espera que estabelecemos?

– Como se integram com o resto do nosso modelo de negócio?

 

  • Fontes de receitas

A Fonte de Receita significa o que é gerado a partir do seu segmento de cliente.

 

– Quais valores nossos clientes estão dispostos a pagar?

– Estão pagando por qual serviço ou produto?

– Como estão pagando e como prefeririam pagar?

– Quanto é que cada fluxo de rendimento contribui para o rendimento global?

 

  • Recursos chave

O objetivo é descrever os recursos mais importantes exigidos para que o seu modelo funcione.

Esses recursos devem ser os essenciais para que você consiga propor o seu valor, manter o relacionamento com seus clientes e conseguir gerar receita.

Podem ser financeiros, físicos, humanos ou alugados.

 

– De que recursos chave as nossas propostas de valor necessitam?

– Quais os canais de distribuição?

– Quais as relações com clientes?

– Quais os fluxos de rendimento?

 

  • Atividades chave

Deve-se preencher com as ações mais essenciais para o seu Modelo de Negócios funcionar.

Assim como os recursos chave, as atividades chave são necessárias para que você ofereça proposta de valor, mantenha relacionamento com o seu cliente e consiga gerar renda.

 

– Que Atividades Chave são exigidas pela nossa Proposta de Valor?

– Quais os Canais de Distribuição?

– Quais as Relações com os Clientes?

– Quais os Fluxos de Rendimento?

 

 

  • Parceiros chave

Deverá descrever a rede de fornecedores e parceiros necessários para que o seu modelo de negócios funcione.

 

– Quem são os nossos parceiros chave?

– Quem são os nossos fornecedores chave?

– Quais recursos estamos adquirindo aos nossos parceiros?

 

  • Fontes de custos

Descreva os custos que terá para oferecer valor, manter o relacionamento com os clientes, ter canais de distribuição e gerar receita.

Os custos ficam mais claros quando você já tem uma noção dos recursos chave, atividades chave e principais parceiros.

 

– Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócios?

– Quais são os recursos chave mais caros?

– Quais são as atividades chave mais caras?

 

 

 

Conclusão

 

Poder visualizar a totalidade do negócio e organizar graficamente as ações são imprescindíveis para o sucesso dos negócios.

Esse modelo possibilita que você seja melhor, entregue mais valor e, consequentemente, se destaque da concorrência.

Além disso, você poderá lançar novos produtos e atuar em outros mercados, reduzindo riscos com uma gestão bem elaborada.

O Canvas é uma ferramenta poderosa, que lhe oferece muitas possibilidades.

 

 

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A Tecnocopa Tecnologia é parceira oficial Microsoft.



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